Os ovos são uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico. É rico em vitaminas e minerais como por exemplo, vitamina B6 e B12, cálcio, fósforo e ferro.
O colesterol presente no ovo tem apenas uma pequena influência nos níveis de colesterol no sangue e no nível do colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade), conhecido por “mau” colesterol. O consumo de ovos não está associado ao aumento do risco cardiovascular, sendo que o aumento do colesterol LDL, deve-se sobretudo ao consumo excessivo de gordura saturada.
Existem diversos estudos que indicam que os ovos não são um fator de risco cardiovascular em pessoas saudáveis. No entanto, pessoas com elevado risco cardiovascular, ou seja, pessoas com diabetes e/ou hipertensão devem consumir este alimento com moderação.
Embora a clara do ovo contenha proteína, é na gema que se encontra a maior parte de proteína (40%), acrescendo ainda o facto de a gema ser altamente saciante. As suas proteínas apresentam propriedades antioxidantes, atenuando processos degenerativos, como os processos envolvidos nas doenças cardiovasculares. Na gema também podem ser encontrados carotenoides, compostos bioativos que reduzem o risco de degeneração macular relacionada com a idade, de cancro e de aterosclerose.
Este alimento tem um baixo custo e apresenta uma enorme versatilidade culinária, podendo ser incorporado em diversas receitas e confecionado de variadas formas.